terça-feira, 20 de abril de 2010

Foi apenas um sonho?

Como se é possível sentir duas emoções completamente opostas em um mesmo dia?
Quer dizer, você pode começar achando que seu dia será um igual aos outros... e ele acabar sendo o melhor de todos! Porém, algo está ali a te espreitar... sempre... e pra te deixar aquela sensação de que a vida não é nem um pouco engraçada... nem alegre...

Um dia desses assisti um filme que logo pelo título imaginei que não teria apenas um final feliz. O título era:" Foi apenas um sonho." Nem interrogação, nem vírgula, nem um algo que indicasse uma continuação do sonho, apenas isso: um ponto final.
A história contava sobre um casal jovem que , munidos de sonhos, planejam ter uma vida diferente, ao contrário das pessoas que vêem como "normais e sem-graça". A vida parece transpirar desse casal, principalmente da mulher, April, que nutre uma enorme esperança e vida em seus olhos, e parece saber que a vida deles tem uma missão especial, diferente da vida de qualquer outra pessoa no rico mas monótono subúrbio em que vai morar com o marido. Ela sonha em ser atriz, mas a peça que faz com colegas resulta em um fracasso e se sente péssima.
Fala com Frank então para se mudarem ,mesmo já com dois filhos, para a França, à busca dessa "vida diferente e inovadora", ao que ele aceita. Porém, com o tempo, ele vai vendo que a coragem que fingia ter não existia, eram só palavras nas quais ele mesmo estava tentando acreditar.
Portanto, quando a terceira gravidez dela aparece, ele usa isto como desculpa para não se mudarem, já com um trabalho melhor e com o relacionamento aos cacos.
Eu não quero contar o final, mas acredito que o título do filme foi bem certeiro: para eles, e principalmente para ela, foi apenas um sonho...


Só que eu não quero ser assim! Tenho medo de me formar e ficar e resolver ensinar por achar que vai ser por um tempo, de acabar saindo com pessoas que não sabem observar o que interessa nesse mundo tão louco mas tão revigorante, de acabar me casando com as opiniões de pessoas que prezo mas que não devem ser as que utilizarei como meta, fazendo concursos para ter a tão sonhada mas chata e sufocante "certinha estabilidade burocrática".

Não que eu tenha algo contra alguém que faça concursos, ou que saia com pessoas tão fúteis que acabam se tornando elas mesmas fúteis mas...
não é a minha praia.
E nunca vai ser.


Por que...por acaso esses outros... esses outros que tanto te criticam, tanto debocham de você, mesmo que por trás... vivem a sua vida e sabem exatamente como você deve vivê-la?
O que faz deles os donos do seu mundo, me diz..?

Quantas e quantas vezes...
quantas e quantas vezes...
quantos e quantos meses...
quantos e quantos meses...

E por acaso algum deles esteve realmente comigo quando eu mais precisei, nos momentos em que parecia que nada mais fazia sentido?
Não.

Então eu vou seguir o que me faz feliz e pronto,
e prometo a mim mesma que não vou deixar que nada na minha vida,
mas nada mesmo, pelo menos o quanto eu puder...seja apenas um sonho.

E você? Vai deixar que seja?

Nenhum comentário: