terça-feira, 10 de novembro de 2009

O branco seria nada se não existisse o preto.




Sim, estou escrevendo um musical com um amigo. Sim, o musical é em grande parte triste. Minha mãe vem me perguntar o porquê de eu me atrair tanto por coisas tão tristes. Vai ver por quê em uma grande parte da minha vida acreditava que tudo era assim...sofrimento. Isso por quê ao pequeno final de cada quadro feliz,lá estava ela, a tristeza,a me esperar,já como amiga... Só que,admito,nesses últimos anos,principalmente neste, aprendi realmente o que é ser feliz. E aí que se me perguntam o por quê de ainda eu me atrair tanto por essa tristeza... Não sei explicar direito... É um tanto poética,um tanto caótica,um tanto melindrosa...me atrai. Eu amo demais a alegria também, mas essa tristeza meio que se solidificou em mim, essa parte que sabe o que é sofrer, o que é se doar sem receber quando você estava esperando um grande caminhão de flores.Ou quando ,ao contrário, você não pode dar de presente um grande caminhão de flores logo para quem merecia...

Todos torcem pelos finais felizes. Mas sendo felizes muitas vezes não seriam poéticos. E é isso, simplesmente isso. Há finais que nascem para serem tristes. E eu admito, apesar de chorar com eles, eu os amo. Vai ver por quê sinto que a lágrima é algo que vem mesmo de lá de dentro, do mais íntimo de uma pessoa. Já uma risada, muitas vezes tem o perigo de ser apenas superficial, fruto de um reflexo ou um tipo de forçar a barra, agradar a alguém. Já a lágrima,não. Ela vem se a pessoa está mesmo sentindo aquela dor, não se pode fingir que chora, não na vida não-artística. Se finge,é sim o mais difícil.

Enfim, não sei se consegui explicar meu ponto de vista...
Não quer dizer que sou uma maníaca-depressiva nem nada do tipo. Ao contrário, amo a alegria que um dia pode me trazer. Mas como diz aquele velho ditado:
“O branco seria nada se não existisse o preto...”

Um comentário:

Guilherme Menezes disse...

O texto é muito bom mas eu discordo drica; o preto não é necessário, no entanto, é algo que sempre vai existir. Até pela própria natureza humana; o que eu acho mesmo é que há pessoas que realmente se incomodam com ele, diariamente, incansavelmente, enaquanto outras só fazem isso quando vão discutir o assunto.

beijo drica